sábado, setembro 02, 2006

Usabilidade, você sabe o que é isso?

É incrível! Século XXI, a 4 meses para acabar o ano de 2006 e nada de muito novo e diferente foi criado ou feito no que diz respeito a usabilidade na web. E talvez você esteja se perguntando: Mas que palavra é essa?

Muito tem se discutido no Brasil e no exterior, e ainda bem que existe um evento chamado "World Usability Day"! E no ano passado (2005) foi realizado em São Paulo, pena que dentro do contexto do evento surgiram outros problemas. Em destaque posso citar: A Falta de acessibilidade lingüística. Como as pessoas que não possuem um certo conhecimento da língua inglesa descobriram o que era World Usability Day? Talvez esteja acontecendo também com você leitor nesse momento (para os não conhecedores da língua inglesa) e o mas curioso foi que alguns jornais locais divulgarão o nome em português, o que deve ter tornado uma confusão lingüística e mental, já que os anúncios em cartazes, folder’s e website (wud) em inglês.

O que houve? Um evento desse porte deveria investir mais em propaganda, pelo menos traduzir algumas palavras o que já levaria o evento a ter uma repercussão maior, e muitos saberiam que se tratava do Dia Mundial da Usabilidade, cuja a idéia central diz: “É fácil fazer mais fácil”.

Esse ano novamente teremos outro evento que já está com data marcada nos EUA, dia 16 de novembro de 2006, espero que esse ano aqui no Brasil o material seja traduzido para que o termo "usabilidade" faça algum sentido real.

Um caso de usabilidade na web

Com certeza você já se deparou com um site na web de difícil manuseio e achou chato e nunca mais voltou nele por não se sentir confortável em navegar-lo! Isso acontece muito pela web, são sites feitos por não profissionais sem nenhuma noção do que estão fazendo.

A internet como ferramenta de trabalho, estudo, pesquisas, enviar/ler e-mails, entre outras atividades que podemos realizar no dia-dia, precisa ser rápida e intuitiva. Não há tempo a se perder! E se estivermos acessando de um dispositivo móvel? Não queremos e nem podemos perder muito tempo para localizar “tal” informação.

Pensando nesses problemas é que hoje muitas empresas estão despertando para o termo chamado: “Usabilidade na WEB”, o que tem motivado muitas pessoas a estudarem várias formas de transformar a web em um lugar cada vez mais agradável e de fácil utilização.

No meu trabalho o que mais escuto é que o importante é o site ser funcional. Mas ser usável? Será que ser só funcional é o mais importante? Lembro-me do período em que muitos concursos públicos estavam ocorrendo na universidade em que trabalho. Esse período foi uma loucura, como trabalho no NTEC (setor responsável pelo site da UNAMA) muitas pessoas ligavam pedindo ajuda para usar o sistema (o sistema não tinha sido desenvolvido do por nós), não criticando o trabalho daqueles que o fizeram, mas era mas lucro e fácil fazer fácil, isso deixou muita gente aborrecidas, alguns até mandaram e-mail para o reitor, foi um tempo difícil.

E o que acontece? Pense! Quantas pessoas ficaram frustradas e não realizaram sua inscrição? Mas o argumento é: “O site de concursos é totalmente funcional, e é isso que importa!”. Como não competi ao NTEC resolver isso, fiquei só olhando e observando como a falta de um profissional capacitado em usabilidade faz falta.

Haverá um dia em que o mundo descobrira a usabilidade na web como ferramenta para chamar a atenção de clientes e aumentar o número de vendas on-line, um dia “cai a ficha”.

postado via desktop