segunda-feira, agosto 14, 2006

O que é RSS ou Feeds?

Olá,

Essa notícia talvez não seja novidade para muitos, mas acredito que existem pessoas que ainda não descobriram o maravilhoso mundo do RSS, então irei gastar um pouco de linha para explicar resumidamente o que é.

Segundo a Wikipédia: RSS é um sub-conjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web Syndication". É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

Simplificando a coisa, é um arquivo XML que fica em um servidor web, este arquivo, por sua vez pode vir a sofrer diariamente inúmeras atualizações e utilizando um agregador de feeds (softwares ou websites) pode ser lido imediatamente mostrando seu conteúdo com fotos, links, textos, vídeos e muito mais.

Qual a vantagem?

Imagine que, por dia você visita 20 sites, só para ficar atualizado das novidades que acontecem no dia-a-dia. Usando um agregador de Feeds RSS você lê apenas as notícias postadas naquele dia, ou seja, todo aquele trabalho de visitar os 20 sites diminui, aumentando assim o tempo pra você ver mais notícias e se informar melhor.

Do que você precisa?

Basicamente só de realizar sua assinatura e de um agregador.

Existem agregadores, eu uso o Bloglines que é um excelente agregador on-line. Existe também o Browser Firefox que, na minha opinião, é o melhor navegador para internet depois do Ópera. O pessoal que ainda usa Internet Explorer, que me desculpe, mais até a versão 6, ele não possui agregador e nem detecta quando o site tem um link de RSS.

Como saber se o site tem ou não link de RSS?

Outra coisa muito simples para quem usa o Firefox: todo site que possui RSS você vê na caixa de endereço um ícone que mostra a imagem ao lado. Aí basta você clicar nele e adicioná-lo em seus favoritos do Firefox.

Outra forma de agregar os seus feeds é usando o Bloglines, neste caso basta copiar o link do RSS e ir em ADD e adicioná-lo em sua lista de RSS.

Bem, espero que para aqueles que não conheciam o RSS, tenham gostado do mini-tutorial. Qualquer dúvida deixe um comentário ou mande um e-mail.