terça-feira, setembro 19, 2006

Linux é um SHOW

Nunca pensei que usar o Linux fosse tão fácil assim, realmente o Linux desde a sua criação já evoluiu muito, to achando muito legal a distribuição Kurumin. É maravilhoso navegar sem se preocupar com anti-virus e firewall. A maquina fica muito leve para navegar.

Fucei a internet quase toda a traz de um driver para instalar a banda larga pela usb (como fazia no Windows) e não achei, o jeito foi comprar uma placa de rede. Em seguida tive que realizar a configuração da banda larga que foi super fácil. No Kurumin até agora já testei o Kopete para usar o MSN e o Gtalk, instalei um programa chamado NVU parecido com o Dreamwaver (Ainda testando), para editor de texto temos o pacote Open Office que vem com programas similares ao Word, Exel, Power Point, entre outros que ainda estou aprendendo a usar e descobrindo para que serve.

Mas estas são minhas primeiras impressões sobre o Linux, ainda há muito para se aprender e minha opinião pode mudar no final. Mas por enquanto em continuo dizendo que gostei muito de mudar para o Linux e aconselho qualquer um tentar usa-lo.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Usando Linux

Há muito tempo não posto nada no blog, é verdade! Tenho estado um pouco ocupado com outros projetos da universidades e ainda mais aterefado pela última moda que inventei: "Aprender Linux". Tomei coragem e instalei o Kurumin no meu PC acabando com essa má fama de que Designers não usam e nem gostam de Linux. Realmente muda muita coisa do XP, mas estou gostando muito de usa-lo. Ainda estou enfrentando alguns problemas, mais sempre gostei de novos desafios.

O que me fez pensar no Linux?

KuruminO sistema operacinal da Microsoft vem me decepcionado, na verdade estou cansado do "Windows". Primeiro, depois de instala-lo é necessária instalar o SP2 e suas infinitas atualizações de segurança, que toda vez que se instala uma nova cópia em qualquer PC é aquele enxurrada downloads de atualizações, só dá última vez que instalei o Windows foram mais de 30 atualizações; Segundo, mesmo atualizando o Windows ele ainda precisa de um antivírus e firewall instalados o que consomem mais espaço no hd e memória, e mesmo assim o risco é muito grande de vírus ou software mau intencionado se instalar no sistema; Terceiro, a cada programa que instalamos o Windows fica mais lento, isso é que me deixa mais louco com ele, e pra resolver isso tenho que comprar mais memória para o meu PC suportar o Windows? Em quarto e último lugar o Windows é pago, e comprar uma cópia original....!!! É difícil.

Então uma dica a vocês: Usem Linux, não estou dizendo para abandoar o XP, mas procurem usar e aprender o Linux que é muito bom. Apesar de seus aplicativos ainda não serem como o do Windows é a melhor forma de você navegar na interne mas tranquilamente.

Postarei aqui depois minha experiências e dificuldades como o Linux, na medida que for aprendendo a usa-lo. Ainda é muito sedo para dizer ou comentar algo sobre o OS Linux.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Trocando Tudo

Essa dica descobrir no blog SemJanelas.net, já pensou em você poder realizar o seu sonho sem gastar uma grana? É isso mesmo! Com Xcambo é possível trocar de tudo lá. Não irei falar mais nada sobre assunto pois o Maurício Maggion já fez um texto "megamétrico" (Opa! Criei uma palavra) e minha intenção não é roubar matéria de ninguém, veja aqui o texto dele.

fonte: SemJanelas.net

terça-feira, setembro 05, 2006

Samsung SGH-i600 com windows mobile e HSDPA


Para quem não sabe HSDPA (High Speed Downlink Packet Access, algo como: Pacotes de acesso com Link de download de alta velocidade, essa seria a tradução mais ao pé da letra) é um concorrente a altura do Wi-Max, pois atinge uma velocidades de 384 Kbps e pode chegar a 3MBps ou 20Mbps. É verdade que o Wi-Max pode chegar até 70 Mbps, a diferença está em sua implementação e mobilidade oferecida. Olhando para esse panorama de tecnologia a Samsung não perde tempo e desenvolve o seu mais novo filho já pronto para esse protocolo de telefonia móvel.

O Samsung SGH-i600 é um Smartphone de tri-band GSM 900/1800/1900 compatível com: HSDPA, EDGE, 802.11b/g WiFi, Bluetooth, equipado com uma câmera de 1.3 megapixel na parte traseira e outra na frente para se fazer ligações com video, com uma tela de 2.3 polegadas, 65k color, 320 x 240 TFT display, Microsoft's Push Mail, e 128MB ROM / 64MB RAM com MicroSD para expansão de memória e rodando o Windows Mobile 5.0 Smartphone em um processador TI OMAP 1710. Usando um cabo USB Promete fácil interação com o PC, algo semelhante a um pen driver.

fonte: Mobilmania

BlackBerry, uma nova série de handhelds


Já tinha ouvido falar nesse aparelho, mas estava meio duvidoso em adquirir-lo e hoje ao ler os meus feeds no bloglines deparei-me com o podcast da garota sem fio de número 16, onde ela comenta algumas dúvidas dos usuários sobre a promoção MEGA TIM WAP, fala também da bronca com o serviço de e-mail do BlackBerry da TIM e da Claro, do sistema Symbian e os programas indispensáveis para essa plataforma.

Ela dá alguns detalhes sobre o BlackBerry muito interessantes, baixe aqui o Podsemfio n.16 que ta demais, como sempre essa menina nos faz sonhar e conhecer novas tecnologias.

Fonte: Garota sem fio

sábado, setembro 02, 2006

Usabilidade, você sabe o que é isso?

É incrível! Século XXI, a 4 meses para acabar o ano de 2006 e nada de muito novo e diferente foi criado ou feito no que diz respeito a usabilidade na web. E talvez você esteja se perguntando: Mas que palavra é essa?

Muito tem se discutido no Brasil e no exterior, e ainda bem que existe um evento chamado "World Usability Day"! E no ano passado (2005) foi realizado em São Paulo, pena que dentro do contexto do evento surgiram outros problemas. Em destaque posso citar: A Falta de acessibilidade lingüística. Como as pessoas que não possuem um certo conhecimento da língua inglesa descobriram o que era World Usability Day? Talvez esteja acontecendo também com você leitor nesse momento (para os não conhecedores da língua inglesa) e o mas curioso foi que alguns jornais locais divulgarão o nome em português, o que deve ter tornado uma confusão lingüística e mental, já que os anúncios em cartazes, folder’s e website (wud) em inglês.

O que houve? Um evento desse porte deveria investir mais em propaganda, pelo menos traduzir algumas palavras o que já levaria o evento a ter uma repercussão maior, e muitos saberiam que se tratava do Dia Mundial da Usabilidade, cuja a idéia central diz: “É fácil fazer mais fácil”.

Esse ano novamente teremos outro evento que já está com data marcada nos EUA, dia 16 de novembro de 2006, espero que esse ano aqui no Brasil o material seja traduzido para que o termo "usabilidade" faça algum sentido real.

Um caso de usabilidade na web

Com certeza você já se deparou com um site na web de difícil manuseio e achou chato e nunca mais voltou nele por não se sentir confortável em navegar-lo! Isso acontece muito pela web, são sites feitos por não profissionais sem nenhuma noção do que estão fazendo.

A internet como ferramenta de trabalho, estudo, pesquisas, enviar/ler e-mails, entre outras atividades que podemos realizar no dia-dia, precisa ser rápida e intuitiva. Não há tempo a se perder! E se estivermos acessando de um dispositivo móvel? Não queremos e nem podemos perder muito tempo para localizar “tal” informação.

Pensando nesses problemas é que hoje muitas empresas estão despertando para o termo chamado: “Usabilidade na WEB”, o que tem motivado muitas pessoas a estudarem várias formas de transformar a web em um lugar cada vez mais agradável e de fácil utilização.

No meu trabalho o que mais escuto é que o importante é o site ser funcional. Mas ser usável? Será que ser só funcional é o mais importante? Lembro-me do período em que muitos concursos públicos estavam ocorrendo na universidade em que trabalho. Esse período foi uma loucura, como trabalho no NTEC (setor responsável pelo site da UNAMA) muitas pessoas ligavam pedindo ajuda para usar o sistema (o sistema não tinha sido desenvolvido do por nós), não criticando o trabalho daqueles que o fizeram, mas era mas lucro e fácil fazer fácil, isso deixou muita gente aborrecidas, alguns até mandaram e-mail para o reitor, foi um tempo difícil.

E o que acontece? Pense! Quantas pessoas ficaram frustradas e não realizaram sua inscrição? Mas o argumento é: “O site de concursos é totalmente funcional, e é isso que importa!”. Como não competi ao NTEC resolver isso, fiquei só olhando e observando como a falta de um profissional capacitado em usabilidade faz falta.

Haverá um dia em que o mundo descobrira a usabilidade na web como ferramenta para chamar a atenção de clientes e aumentar o número de vendas on-line, um dia “cai a ficha”.

postado via desktop